sexta-feira, 9 de março de 2012

MAO TSE TUNG

Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século 20, Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) desenvolveu idéias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o PC do B - então na clandestinidade e ligado à China - desenvolveu ações guerrilheiras durante a década de 1970.

Mao nasceu numa família de camponeses, mas recebeu uma educação esmerada. Desde jovem, porém, revoltou-se com a situação social opressiva de seu país e foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês. Durante os anos 1920, conjuntamente com o Kuomitang - ou Partido Nacionalista Chinês - organizou sindicatos e entidades de classe operárias e camponesas. Em 1927, ocorreu o rompimento entre os dois partidos e teve início o processo revolucionário chinês.






Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil.









O poder político nasce do cano da espingarda.






A bomba atómica é um tigre de papel que os reacionários americanos usam para assustar as pessoas.






Todo o conhecimento genuíno tem origem na experiência direta.






A auto-satisfação é inimiga do estudo. Se queremos realmente aprender alguma coisa, devemos começar por libertar-nos disso. Em relação a nós próprios devemos ser 'insaciáveis na aprendizagem' e em relação aos outros, 'insaciáveis no ensino'.






A bosta de boi é mais útil que os dogmas; serve para fazer estrume.






O urgente geralmente atenta contra o necessário.





A política é uma guerra sem derramamento de sangue; a guerra uma política com derramamento de sangue.



A ação não deve ser uma reação mas sim uma criação.



Viver não consiste em respirar mas sim em fazer.



A crítica deve fazer-se a tempo; não há que se deixar levar pelo mau costume de criticar só depois de consumados os fatos.



Comunismo não é amor, comunismo é um martelo com o qual se golpeia o inimigo


O poder nasce da ponta do cano de um fuzil.










Nenhum comentário:

Postar um comentário