quarta-feira, 28 de março de 2012

PLATÃO





Um dos filósofos que mais influenciaram a cultura ocidental, Platão, cujo nome verdadeiro era Aristócles, nasceu de uma família rica, envolvida com políticos. Muitos estudiosos de sua obra dizem que o grego ficou conhecido como Platão por causa do seu vigor físico e ombros largos ("platos" significa largueza). A excelência na forma física era muito apreciada na Grécia antiga e os seus "diálogos" estão repletos de referências às competições esportivas. 

Ainda na juventude, tornou-se discípulo de Sócrates, com quem conviveu durante oito anos, iniciando-se na filosofia. Depois de acompanhar todo o processo que condenou o seu mestre (Sócrates, acusado de corromper a juventude e de não acreditar nos "deuses", foi obrigado a beber o veneno cicuta, que o levaria à morte), Platão, desiludido com a democracia ateniense, viaja para outras cidades da Grécia, Egito e sul da Itália, e começa a escrever. 

Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica. Em 387 AC, funda em Atenas uma escola chamada Academia, com uma exigência, escrita na fachada: "Que aqui não entre quem não for geômetra". Em pouco tempo, esta escola tornou-se um dos maiores centros culturais da Grécia, tendo recebido políticos e filósofos como Aristóteles, Demóstenes, Eudoxo de Cnido e Esquines, entre outros. 

A sua obra conta com 28 diálogos (alguns historiadores dizem que foram 30) basicamente centrados em Sócrates, onde procura definir noções como a mentira (Hípias menor), o dever (Críton), a natureza humana (Alcibíades), a sabedoria (Cármides), a coragem (Laques), a amizade (Lísis), a piedade (Eutífron) e a retórica (Górgias, Protágoras). 

Entre 387 e 361 AC, escreveu Menexeno, Ménon (sobre a virtude), Eutidemo (sobre a erística), Crátilo (sobre a justeza dos nomes), O banquete (sobre o amor), Fédon, a república (sobre a justiça), Fedro, Teeteto (sobre a ciência) e Parmênides. Os diálogos da maturidade são O sofista (sobre o ser), O político, Timeu (sobre a natureza), Crítias (sobre Atlântida), Filebo (sobre o prazer) e As leis. O filósofo também deixou algumas cartas. 

Pela tradição familiar, o seu destino deveria ser a política. Mas, a experiência dos políticos que governaram Atenas por imposição de Esparta (404AC/403 AC), entre os quais estavam dois de seus tios, fez Platão afastar-se dessa forma de política. De acordo com o filósofo, uma cidade-modelo deveria distribuir os seus habitantes em três segmentos: os sábios deveriam pertencem à ordem dos governantes, os corajosos, que deveriam zelar pela segurança, à ordem dos guardiões, e os demais, responsáveis pela agricultura e comércio, fariam parte da ordem dos produtores. 

O filósofo também não concordava que os políticos mais votados assumissem os principais cargos em uma cidade ou país. Para Platão, nem sempre o mais votado era o mais bem preparado. Dentro deste contexto, era necessário criar uma alternativa para impedir que a corrupção e a incompetência tomassem conta do poder público. 

A forma dos escritos platônicos é o diálogo, transição espontânea entre o ensinamento oral e fragmentário de Sócrates e o método estritamente didático de Aristóteles. No fundador da Academia, o mito e a poesia confundem-se muitas vezes com os elementos puramente racionais do sistema. A atividade literária do filósofo grego compreende mais de cinqüenta anos da sua vida: desde a morte de Sócrates até a sua morte.





Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado.




Tente mover o mundo - o primeiro passo será mover a si mesmo.




Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência.




De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar.




Uma vida não questionada não merece ser vivida.




Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa.




O bom juiz não deve ser jovem, mas ancião, alguém que aprendeu tarde o que é a injustiça, sem tê-la sentido como experiência pessoal e ínsita na sua alma; mas por tê-la estudado, como uma qualidade alheia, nas almas alheias.






No imposto profissional o justo paga mais e o injusto menos, sobre o mesmo rendimento.






Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência.






Os olhos do espírito só começam a ser penetrantes quando os do corpo principiam a enfraquecer.






Onde não há igualdade, a amizade não perdura.




Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele.




Tudo quanto vive provém daquilo que morreu.






O livro é um mestre que fala mas que não responde.




O que faz andar o barco não é a vela enfunada, mas o vento que não se vê.




Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua.




Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.




Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama.




A necessidade que é a mãe da invenção.




Só os mortos conhecem o fim da guerra.




Os homens não desejam aquilo que fazem, mas os objectivos que os levam a fazer aquilo que fazem.




O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel.




Você pode descobrir mais a respeito de uma pessoa numa hora de jogo do que num ano de conversação.




O cansaço físico, mesmo que suportado forçosamente, não prejudica o corpo, enquanto o conhecimento imposto à força não pode permanecer na alma por muito tempo.




O homem retrata-se inteiramente na alma; para saber o que é e o que deve fazer, deve olhar-se na inteligência, nessa parte da alma na qual fulge um raio da sabedoria divina.






As grandes naturezas produzem grandes vícios, assim como grandes virtudes.




Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.




A democracia... é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais.




O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis.




Não é permitido irritarmo-nos com a verdade.




Quem critica a injustiça fá-lo não porque teme cometer acções injustas, mas porque teme sofrê-las.




É a esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino coragem.




Não deixes crescer a erva no caminho da amizade.




A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.




Não é preciso que a bondade se mostre; mas sim é preciso que se deixe ver.




A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.




A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.




Quando a mente está pensando, está falando consigo mesma.




Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.




O sábio fala porque tem alguma coisa a dizer; o tolo porque tem que dizer alguma coisa.




O que o homem pode fazer de melhor para a sua felicidade é pôr-se em harmonia constante com Deus por meio de súplicas e orações.




Tenho irmãos, pai, mas não tenho mãe. Quem não tem mãe, não tem família. 






Errar é humano, mas também é humano perdoar.
Perdoar é próprio de almas generosas.





Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los.




Não há nada de errado com aqueles que não
gostam de política, simplesmente serão
governados por aqueles gostam.





"Aprender é mudar posturas"




Devemos aprender durante toda a vida , sem imaginar que a sabedoria vem com a velhice.




Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida.




Tudo aquilo que engana parece libertar um encanto.




Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita




O que ama é, de certa maneira, mais divinino que o objeto amado,pois possui em si divindade; é possuído por um deus.




A procriação e o nascimento são coisas imortais num ser mortal.




Procurando o bem para os nossos semelhantes encontramos o nosso.




E, uma vez que algo foi escrito, a composição, seja qual for, espalha-se por toda a parte, caindo em mãos não só dos que a compreendem mas também dos que não têm relação alguma com ela; não sabe como se dirigir às pessoas certas e não se dirigir às erradas.




O amor é filho da pobreza e da riqueza:da pobreza,porque constantemente pede,e da riqueza porque constantemente se dá.




O homem inteligente aprende com seus próprios sofrimentos;O homem sábio aprende com os sofrimentos alheios.




Por vítimas de agressão, entendo aqueles que mudam de opinião pelo pesar ou pela dor. Por vítimas de doença, entendo aqueles que mudam de opinião seduzidos pelo prazer ou aterrorizados pelo medo.




O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus




O corpo humano é a carruagem.
Eu, o homem que a conduz.
O pensamento, as rédeas.
Os sentimentos, os cavalos.





Amor: uma perigosa doença mental.




O importante não é viver, mas viver bem




A pobreza não vem da diminuição das riquezas, mas da multiplicação dos desejos




"O corpo é o cárcere da alma."




O começo é a metade do todo.




Não devemos de forma alguma preocupar-nos com o que diz a maioria, mas apenas com a opinião dos que têm conhecimento do justo e do injusto, e com a própria verdade.




Pessoas normais falam sobre coisas, pessoas inteligentes falam sobre idéias, pessoas mesquinhas falam sobre pessoas




(...) a alma deseja voar “de volta para casa”, para o mundo das ideias. Ela quer se libertar do cárcere do corpo.













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